O Perito Papiloscopista tem como atribuição a realização da identificação necropapiloscopica. Essa perícia tem como escopo civil a garantia de um sepultamento digno para o cidadão e um desfecho para família. Contudo, quando o falecimento decorre da prática de algum crime, o Laudo de Identificação Necropapiloscópica é fundamental para dar início a investigação criminal.
O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal tem em sua estrutura dois Laboratórios de Perícia Necropapiloscópica.
O primeiro Laboratório, Cadáveres Preservados – LENCP, é responsável pela perícias em cadáveres cuja morte foi recente.
O Laboratório de Perícias Necropapiloscópicas em Cadáveres Especiais – LENCE, é o responsável por identificar corpos em avançado estágio de decomposição ou submetidos a distintas circunstâncias da morte, como cadáveres carbonizados, queimados, mumificados, esqueletizados ou saponificados.
Os Peritos Papiloscopistas da PCDF também atuam em apoio a outros entes da federação quando há necessidade de identificação de cadáveres em desastres e acidentes em massa, como os casos de Brumadinho e o acidente aéreo da Gol.
Publicado em 23/02/2022